"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

27 de novembro de 2009

IMPERDOÁVEL (CLARICE LISPECTOR)


Existe perdão para a falsidade, para os enganos comuns da humanidade, para as dificuldades em quitar os compromissos,nas pequenas mentiras que apagam "incêndios", existe perdão até para os que cometem delitos diversos, mas, é imperdoável desistir da própria vida, dos sonhos que alimentam a trajetória do homem.
Desista de tudo, de lutar pelo filho que não quer mudar,
da filha que decidiu abandonar a casa em tom de rebeldia,
do "amor da sua vida" que quer "mais liberdade", do emprego que te suga até a alma, da escola que só não é mais chata por falta de vagas, do sonho de cantar na Broadway.
Que se danem os vizinhos "malas", os parentes fofoqueiros, os chatos de plantão, o que importa é que entre mortos e feridos,você está salvo!
A vida abre portas novas a cada dia, para a esquerda, para a direita, é uma festa de oportunidades para quem tem olhos para ver, abra os seus, mude o disco, mude a roupa, o estilo, o penteado, a cor dos sapatos, ande descalço... só não desista de você, é imperdoável perdermos alguém tão especial, tão essencial, como você. O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo.

(Texto de Clarice Lispector)

Nenhum comentário: