"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

2 de setembro de 2007

NISE DE SILVEIRA - A PSIQUIATRA QUE INTRIGOU JUNG


"É melhor ser um lobo magro mas solto, que um cachorro gordo na coleira"

Nise da Silveira nasceu em 1906 em Maceió, Alagoas. Formada pela faculdade de medicina da Bahia em 1926, dedicou-se à psiquiatria sem nunca aceitar as formas agressivas de tratamento da época, tais como a internação, os eletrochoques, a insulinoterapia e a lobotomia.

Presa como comunista, é afastada do Serviço Público de 1936 a 1944. Anistiada, cria em 1946 a Seção de Terapêutica Ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, posteriormente conhecido como Centro Psiquiátrico Pedro II (CPPII).

Em 1952, funda o Museu de Imagens do Inconsciente, um centro de estudo e de pesquisa que reúne obras produzidas nos ateliês de pintura e modelagem. Por meio deste trabalho, introduz a psicologia junguiana no Brasil.

Alguns anos mais tarde, em 1956, mobilizando um grupo de pessoas motivadas pelas mesmas idéias, Nise realiza mais um projeto revolucionário para a época: a criação da Casa das Palmeiras, uma clínica destinada ao tratamento de egressos de instituições psiquiátricas, onde atividades expressivas são realizadas livremente, em regime de externato.

É reponsável pela formação do Grupo de Estudos C.G. Jung, do qual foi presidente desde 1968. Suas pesquisas deram origem, ao longo dos anos, a exposições, filmes, documentários, audiovisuais, simpósios, publicações, conferências e cursos sobre terapêutica ocupacional, com destaque para a importância das imagens do esquizofrênico. Foi também pioneira na pesquisa das relações afetivas entre pacientes e animais, aos quais chamava de co-terapeutas.

Como reconhecimento da importância de sua obra, Nise da Silveira recebeu condecorações, títulos e prêmios em diferentes áreas do conhecimento: saúde, educação, arte e literatura. Foi membro fundador da Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão, com sede em Paris, França. Seu trabalho e seus princípios inspiraram a criação de Museus, Centros Culturais e Instituições Psiquiátricas no Brasil e no exterior.

Nise faleceu em 30 de outubro de 1999, na cidade do Rio de Janeiro.
No ano de 2000, o Centro Psiquiátrico Pedro II é municipalizado e em homenagem à fundadora do Museu passa a chamar-se Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Siveira.
Fig. 5 - Pintura a óleo, de Carlos, 1948. Mandala comentada por Jung, na exposição de pinturas do Museu, em Zurique, no II Congresso Internacional de Psiquiatria, de 1957.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Kelmer!

Vi a sua pergunta na comunidade -sexto sentido de mulher é foda- surpreendentemente sem nenhuma resposta, então, achei que devia responder.
Vi no seu Blog fotos de algumas das Mulheres especiais que o planeta já teve a oportunidade de conhecer, nem sempre dado o merecido valor... eu penso que vc pode falar da história de mulheres que fizeram A diferença em determinadas situações, mas falar do universo feminino, da maneira como sentem e pensam as mulheres, acho muito complicado, primeiro porque somos indivíduos únicos cada um à sua maneira como os homens, depois porque mesmo as coisas comuns a todas do gênero, como vaidade, se apresentam de formas diferentes.
você pode falar de tendências, de comportamento, de pensamento, de sentimento, mas só tendências.
É que nunca se pode generalizar, principalmente com mulheres, haja visto o poema de Cecília Meireles que serve de capa ao seu blog.
Boa sorte!
Déa Dib