"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

10 de novembro de 2007

UM TRIBUTO ÀS MULHERES AFRICANAS (MARTE GRAFF JENSSEN)




Sociedade & Política
Um tributo às mulheres africanas

Sexta-feira, dia 10 de dezembro, o Prêmio Nobel da Paz foi apresentado pelo Comitê Nobel Norueguês. O laureado com o Prêmio Nobel da Paz 2004, Wangari Maathai, recebeu o prêmio na prefeitura de Oslo.
23/5/2006 :: - Que sua briga infinita pelo que é certo sempre seja uma fonte de inspiração para a raça humana, disse o líder do Comitê de Paz Ole Danbolt Mjøs em seu discurso para o vencedor do prêmio, de 64 anos.Aumentado o conceito de pazWangari Maathai foi premiado com o Prêmio da Paz "por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, democracia e paz", como o Comitê Nobel disse ao anunciar a premiação. Durante a cerimônia foram entregues ao vencedor uma medalha de ouro, um diploma e o equivalente a R$ 4.000.000 (quatro milhões de reais)De acordo com o jornal Aftenposten, Danbolt Mjøs admitiu que o comitê aumentou o conceito de paz com sua seleção, mas rejeitou críticos que argumentaram que destruição ambiental não era uma fonte importante de conflito.
Tributo- Eu predigo que em algumas décadas, quando investigadores desenvolverem análises mais completas de muitos dos conflitos do mundo, a conexão entre o ambiente, recursos e conflito possa ser quase tão óbvia quanto a conexão atual entre direitos humanos, democracia e paz, disse Danbolt Mjøs .
O líder do comitê deixou claro que o prêmio deste ano significou um tributo às mulheres africanas.
Danbolt Mjøs disse que mulheres africanas têm sempre sido centrais para o desenvolvimento no continente e têm sustentado os fardos mais pesados. Ele mencionou também que as mulheres africanas foram particularmente atingidas pela epidemia de AIDS.
Marte Graff Jenssen

Nenhum comentário: