"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

12 de novembro de 2009

ANA MARIA BOTAFOGO

A bailarina mais popular do Brasil (1957)
Considerada uma das maiores bailarinas clássicas de todos os tempos e, com certeza, a mais popular do Brasil, a carioca Ana Maria Botafogo Gonçalves Fonseca começou sua vida profissional dançando no Balé de Marselha, de Roland Petit, França.
Ana voltou ao Brasil em 1981, quando tornou-se primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Carismática, apresentou-se também no Sadlers Wells Royal Ballet, de Londres, na Ópera de Roma e no Balé Nacional de Cuba, entre outros.
Em 1988, Ana lutou contra uma profunda depressão ao ficar viúva do bailarino inglês Graham Bart, que se afogou na praia do Leme, no Rio. No Carnaval de 1991, encantou o público ao desfilar no alto de um carro alegórico da escola União da Ilha, no sambódromo carioca. Depois disso, fez vários clássicos, como Giselle, Dom Quixote e O Quebra-Nozes, pelo corpo de balé do Teatro Municipal do Rio. Em 2000, deverá subir ao palco para uma apresentação mais moderna: dirigida por José Possi Neto, ela será a Cacilda Becker de sapatilhas, num espetáculo sobre a vida da atriz. “É diferente de tudo que fiz até hoje.”

Nenhum comentário: