"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

9 de abril de 2008

EMMELINE PANKHURST


Emmeline Pankhurst, batizada Goulden, nasceu em 14 de julho de 1858, na cidade industrial inglesa de Manchester., filha de uma família liberal .Com a idade de 14 anos, tornou-se interessada na causa dos direitos das mulheres ao atender a uma palestra de Lydia Becker, pioneira organizadora do movimento de mulheres britânico.


Líder sufragista
Em 1789 casou-se com o advogado Richard Pankhurst, eminente intelectual e autor do primeiro projeto a propor no Parlamento britânico o direito de voto para as mulheres, reivindicação que se tornaria o eixo da maior campanha política pelos direitos da mulheres já realizada naquele país e em diversos outros país. Richard Pankhurst era amigo do economista e feminista John Stuart Mill, autor do famoso ensaio sobre A sujeição das mulheres (1869) e sua mulher Harriet Taylor e ele mesmo autor de um livro sobre o tema. O médico foi também autor dos projetos de lei sobre a propriedade das mulheres casadas (1870, 1882). Em 1885, o casal Pankhurst mudou-se para Londres, onde o marido procurou advogar, sem sucesso, a casa foi sustentada pela mulher através de uma loja de artigos finos.A partir de 1889, Emmeline iniciou uma carreira própria como ativista pelos direitos da mulher e fundou a Women's Franchise League (Liga para a libertação da mulher). Esta organização foi responsável pela conquista do direito de voto apenas nas eleições locais - não para o Parlamento - para as mulheres casadas.
Em 1898, ficou viúva com a necessidade de sustentar sozinha quatro filhos, o que fez acrescentando à atividade na sua loja, um emprego como auxiliar em um cartório de registros.Suas duas filhas, Christabel e Sylvia, aderiram à luta da mãe, tornando-se ambas combativas militantes políticas, embora com posições diferentes. Chritabel e a mãe apoiarão o imperialismo britâncio, assumindo uma posição patriótica durante a I Guerra, enquanto que Sylvia ingressará no movimento socialista contra a guerra, chegando a se tornar uma figura de relevo no Partido Comunista Britânico, tendo participado da polêmica com Lênin na III Internacional defendendo as posições "esquerdistas" antiparlamentares. Enquanto que a filha mais nova procurará ligar mais profundamente à causa proletária, a mãe e a filha mais velha manter-se-ão no terreno do feminismo burguês.
Christabel receberá o título de Dame, equilavente feminino do título de cavaleiro (Sir) do império britânico em 1936.
Estas diferenças em nada prejudicou a unidade e o caráter militante da atividade de Emmeline e suas filhas em defesa do direito de voto para as mulheres.Em 1903, Emmeline criou a Women's Social and Political Union (WSPU - União Política e Social das Mulheres) cujo lema, em oposição à política passiva do restante do movimento pelo sufrágio era "Deeds, not words", ou seja, Atos e não palavras". Em 1906, o centro do movimento foi transferido para Londres e conseguiu repercussão internacional quando Christabel e outra militante do WSPU interromperam uma convenção do Partido Liberal abrindo, em protesto, uma faixa com a palavra-de-ordem "vote for women" (voto para as mulheres), sendo presas.Colocando-se na vida à altura dos princípios defendidos, o movimento pelo sufrágio dirigido pelo WSPU tornou-se extraordinariamente combativo, com inúmeros tipos de manifestações públicas e atos de protestos que sacudiram todo o país. Suas ações variavam de arrebentar janelas e vitrinas a pedradas, até incêndios e acorrentamento de manifestantes a prédios públicos.O WSPU tornaram-se uma agressiva oposição ao governo do Partido Liberal, que consideram como o principal obstáculo político ao sufrágio feminino. Os seguidores do WSPU faziam campanha contra os candidatos liberais na eleição e chegaram a interromper reuniões do gabinete do governo como forma de protesto.Emmeline foi presa repetidas vezes pelos mais diversos motivos e sua filha Christabel teve de exilar-se para não cumprir um importante termo na prisão. Em uma das vezes em que foi presa, Emmeline foi acusada por ter escrito um panfleto convocando a população a "correr à Câmara dos Comuns".
A partir de 1912, o movimento tornou-se cada vez mais combativo, com incêndios e Emmeline teve que fazer uma greve de fome para conseguir sua libertação da prisão sob a chamada "lei do gato e rato", que previa que os prisioneiros em greve de fome deveriam ser liberados até que melhorasse a sua saúde para poderem ser novamente encarcerados. Em 1914, com o começo da guerra imperialista, o movimento declarou uma trégua e o governo libertou os diversos presos da luta pelo sufrágio feminino.
As limitações políticas naturais do WSPU revelaram-se plenamente durante a guerra. O direito de voto e a luta pelos direitos para as mulheres tornou-se um fim em si mesmo. Durante a guerra, assinalando que "as mulheres tinha o direito de servir", Emmeline e o grande movimento do WSPU tornaram-se propagandistas do esforço de guerra do imperialismo britânico, recrutando homens para o serviço militar e mulheres para o apoio ao esforço de guerra, bem como fazendo palestras no Canadá, Rússia e EUA em favor da mobilização industrial das mulheres.Em 1926, ao voltar a Londres foi escolhida como candidata do Partido Conservador pelo distrito Eleitoral do East End de Londres, importante região operária na época, mas caiu doente antes da eleição.Finalmente, a lei chamada de Lei da Representação Popular, que concedia o direito de voto às mulheres, foi aprovada em 1928, apenas algumas semanas antes da sua morte.Emmeline, que havia sido a figura central desta luta e desta vitória, morreu em 14 de junho de 1928.

Nenhum comentário: