"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

7 de dezembro de 2007

HELOÍSA HELENA LIMA DE MORAES CARVALHO

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) foi menina doente do interior das Alagoas. Tinha a saúde tão fraca que sua mãe prometeu não cortar seus cabelos até os nove anos de idade se sobrevivesse. As madeixas batiam no joelho quando chegou a hora. Ela não só sobreviveu como se tornou o símbolo da luta contra as injustiças sociais e uma das parlamentares mais combativas que o País já teve.
Sozinha, lágrimas nos olhos, enfrentou a fúria de um partido poderoso que ajudou a fundar, o PT, e afrontou o poder federal criando seu próprio partido, o PSOL, para se contrapor “à prática corrupta que eles levaram para o governo”.

Heloísa Helena desde muito jovem é ligada aos movimentos sociais e sindicais, ingressando na militância política no início da década de 90 em Maceió (Alagoas), onde participou de ações que visavam à defesa de minorias e segmentos sociais menos favorecidos.

Formada em Enfermagem, é professora de Epidemiologia da Universidade Federal de Alagoas (cargo do qual licenciou-se, por 14 anos, sem remuneração, para dedicar-se a funções políticas). Em Março de 2007, após o término do seu mandato no Senado, reassumiu a função. [1].

Filiada ao Partido dos Trabalhadores, foi eleita em 1998 Senadora por seu estado natal. Formando um grupo dissidente de esquerda às ações do Governo Lula, junto a outros parlamentares desta legenda (como os deputados Babá e Luciana Genro) que por não concordarem com as decisões ditas "neoliberais" do setor econômico do Partido, passaram a votar contra as determinações do partido. Expulsos em 14 de dezembro de 2003, fundaram um novo partido.

Tendo lutado veementemente contra a decisão do PT, a senadora teve ao seu lado a defesa do também senador Eduardo Suplicy. Após o fato, declarou:
"Eu não vou ficar chorando abraçada à bandeira do partido a que eu dediquei os melhores anos da minha vida para construir e que hoje comodamente me expulsa"
Heloisa Helena: "Só enriquece na política quem é ladrão"

Frases
Corrupção -
“Todos nós temos obrigação de representar os milhões de homens e mulheres do Brasil que estão indignados com tanta corrupção no país”.

Socialismo – “Por honestidade intelectual devemos dizer que hoje não existe nenhuma experiência socialista de fato no mundo. No entanto, até que se chegue lá, devemos viver em busca de melhorias para o país”.

Reformas – “Eu defendo reforma da previdência, mas para ampliar direitos. Eu defendo a reforma trabalhista, mas para ampliação de direitos. Defendo uma reforma política onde os eleitores possam tirar do poder, se preciso, aqueles que eles próprios elegeram”.

Direito de Greve e Serviço Público– “Assim como FHC chamou os aposentados de vagabundos, Lula fez o mesmo com os servidores públicos federais ao dizer que acha um absurdo a realização de greves longas sem corte de ponto. E olha que ele foi um filho do povo e ex - sindicalista”.

Previdência – “Todos sabemos que o déficit da previdência é uma falácia. Até mesmo o Tribunal de Contas da União já fez estudos que comprovam que a previdência é superavitária em cerca de 56 milhões de reais. Esse engodo do Governo é como aquele velho ditado: mentira contada várias vezes se torna verdade”.

Caso Renan Calheiros – “Lula está protegendo o presidente do senado porque está devolvendo o favor que ele fez ao acobertar os escândalos do mensalão. Por isso nós queremos a CPI”.

MST e Reforma Agrária – “Não existe reforma agrária. O que existe é distribuição de terra sem investimentos e acompanhamentos, o que causa uma favelização rural que vêm manchando a bandeira dos movimentos sociais dos sem-terra”.

País – “O Brasil é o grande paraíso fiscal do planeta terra”.

Sonho e esperança – “O estado capitalista é corrupto! Mesmo assim nós devemos estar mobilizados para impedir que o Brasil perca o que foi conquistado com suor e sangue de vários trabalhadores brasileiros. Por isso não vou desistir. Não vou permitir que o dinheiro público seja roubado e nem que minha esperança seja roubada”.

Nenhum comentário: