"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

1 de fevereiro de 2012

VICTORIA ALEXANDRINA DE WINDSOR

(1819-1901)
Rainha reinante do Reino Unido, desde 1837.
Filha de Eduardo (4º filho de filho de Jorge III), duque de Kent e de Victoria Maria Louisa de Saxe-Coburgo, irmã do rei Leopoldo da Bélgica.
O pai morreu quando apenas contava oito meses. Com a morte de Jorge IV, em 1830, o irmão Guilherme IV torna-se rei, mas morre quando a filha tinha apenas oito anos. Victoria casou, em 1840, com o primo Alberto de Saxe-Coburgo, de quem teve nove filhos.
O longo reinado de Victoria passou por diversas fases. Conheceu a Guerra da Crimeia em 1854-56, problemas na Índia, de que foi imperatriz a partir de 1876, a Guerra dos Boers na África do Sul e a sucessão de Primeiros-ministros, de que se destacaram Lord Melbourne, William Gladstone, Disraeli e o marquês de Salisbury, que fizeram do seu reinado uma época de desenvolvimento embora conservadora e puritana, daí a expressão de "época vitoriana".
Victória depois de enviuvar, em 1861 passou a refugiar-se mais no seu Castelo de Balmoral, na Escócia, e depois de um período de alheamento passou a estar atenta às reformas sociais e ao incremento do capitalismo.
O seu Primeiro-ministro conservador Disraeli deu-lhe uma projecção assinalável, a partir de 1874.
Foi mãe de Eduardo VII, rei amigo do monarca D. Carlos e D. Amélia.
.
Fonte Net

Nenhum comentário: