"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

9 de outubro de 2011

MIRA SCHENDEL

Pintora e desenhista brasileira de origem suíça (1919-1988). Torna-se famosa com seus quadros de criativas composições geométricas. Nascida em Zurique, estuda filosofia em Milão, na Itália, onde inicia a carreira artística. Autodidata no uso das técnicas de pintura, aos 29 anos chega ao Brasil e estabelece-se em Porto Alegre.
Depois de participar de 22 exposições individuais no país e no exterior, fixa-se definitivamente em São Paulo, em 1952. Entre os prêmios que recebe em seus primeiros anos no país estão o 1º Prêmio da Primeira Exposição de Arte Moderna de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (1952); o 1º Prêmio no Salão Universitário de Salvador, na Bahia (1953); e o Prêmio Aquisição no XI Salão Paulista de Arte Contemporânea, em São Paulo (1962).
Chega a expor duas vezes por ano, como em 1966, quando tem seus quadros no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e na Galeria Signals, em Londres.
Eles também são vistos em Graz, na Áustria (1969), Nova Délhi, na Índia (1971), e em Washington, nos Estados Unidos (1973). Participa de sete Bienais Internacionais de São Paulo, cidade onde morre. (Fonte: Net)

Nenhum comentário: