"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

21 de maio de 2009

ANITA GARIBALDI

Revolucionária catarinense (1821-4/8/1849). É conhecida pelo epíteto de heroína de dois mundos, pela participação em lutas políticas no Brasil e na Itália.
Ana Maria Ribeiro da Silva nasce na cidade de Laguna, atual Morrinhos, filha de família humilde. Casada com um sapateiro, apaixona-se pelo italiano Giuseppe Garibaldi, que luta na Revolta dos Farrapos. Deixa o marido e acompanha o revolucionário, participando de várias batalhas.
Em 1839 é capturada durante a batalha de Curitibanos, mas consegue fugir, atravessando o rio Canoas a nado, para encontrar-se com Garibaldi em Vacaria. Dois anos mais tarde vai para o Uruguai, onde integra a defesa de Montevidéu contra Oribe, ex-presidente da República. No ano seguinte casa-se com Garibaldi e parte para a Itália. Segue lutando ao lado dele pela unificação do país, dando provas de grande bravura, em episódios como a batalha do Gianicolo.
Com a derrota de Garibaldi, o casal é obrigado a fugir de Roma, vestido de soldado. No caminho para o exílio, na Suíça, Anita adoece e morre perto de Ravena. (Fonte: Net)

Nenhum comentário: