"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

30 de maio de 2009

VIRGÍNIA WOOLF

Escritora inglesa (25/1/1882-28/3/1941). Uma das grandes renovadoras da novela moderna. Adeline Virginia Stephen nasce em Londres. De saúde frágil, dedica-se à leitura na biblioteca do pai, um erudito editor de livros. Começa a escrever cedo e aos 20 anos colabora no jornal inglês Times.
Com a morte do pai tem a primeira das muitas crises nervosas que enfrentaria. Muda-se para Bloomsbury, em Londres, e sua casa se torna ponto de encontro da intelectualidade londrina. Ali conhece Leonard Woolf, jornalista e ensaísta com quem se casa em 1912.
O casal vive entre Sussex e Londres, onde funda uma editora. Virginia inova a ficção com um estilo poético e impressionista, baseado na técnica do fluxo da consciência, e desenvolve seus enredos com base em impressões subjetivas dos personagens.
Seus livros mais conhecidos são A Senhora Dalloway (1925) e Orlando (1928), que retrata as mudanças da sociedade inglesa do século XVI até 1928, por meio de um personagem que nasce homem e no decorrer da história se transforma em mulher. Também faz crítica literária. Suicida-se em um rio em Sussex. (fonte: Net)

Nenhum comentário: