"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

10 de agosto de 2010

ERNESTINA LESINA

Maio - Trabalhadoras: Ernestina Lesina, Maria Lopes, Teresa Carini e Teresa Fabri (Rua Ernestina Lesina, Rua Maria Lopes, Rua Teresa Carini e Rua Teresa Fabri, em Cidade Tiradentes, zona leste da cidade)
Ernestina Lesina, anarquista, dedicada à defesa das mulheres operárias do começo do século, foi uma das fundadoras do jornal operário Anima Vita em São Paulo.
Foi uma brilhante oradora em manifestações de trabalhadores, defendendo a emancipação das mulheres e da classe operária.
Participou da formação da Associação de Costureiras de Sacos, em 1906, lutando pela redução da jornada de trabalho e pela organização sindical.
As mulheres trabalhadoras tiveram papel decisivo nas greves de 1901 a 1917, denunciando maus-tratos e exploração, sobretudo das costureiras e têxteis.
Maria Lopes, também teve papel de destaque nas lutas dos trabalhadores.
Operária paulista, assinou, em 1906, junto a outras ativistas anarquistas, como Teresa Carini e Teresa Fabri, um Manifesto às Trabalhadoras de São Paulo, publicado no jornal anarquista A Terra Livre, incentivando as costureiras a denunciarem as degradantes condições de vida, jornadas longas e baixos salários

Nenhum comentário: