"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

27 de janeiro de 2011

MULHERES NA FILOSOFIA-Antiguidade(Séc.1666-1731 )


Mary Astell (12 de Novembro de 1666 - 11 de maio de 1731) foi uma escritora feminista inglesa. Por sua defesa da igualdade de oportunidades educacionais para as mulheres ganhou o título de "a primeira feminista inglesa”.
Biografia
Maria Astell nasceu em Newcastle, em 12 de Novembro de 1666.
Seus pais tiveram outros dois filhos, William, que morreu na infância, e Peter, seu irmão mais novo.
Sua família era de classe média alta e viveu em Newcastle em toda a sua infância. Seu pai era um conservador monarquista que geria uma empresa de carvão. Como uma mulher, Mary recebeu nenhuma educação formal, embora ela tivesse recebido educação informal a partir de seu tio, um ex-clérigo cujo envolvimento com alcoolismo ocasionou sua suspensão da Igreja da Inglaterra. O pai morreu quando ela tinha doze, sem deixar-lhe um dote.
Com o restante das finanças da família investiu no ensino superior do seu irmão, Maria e sua mãe mudaram-se para viver com a tia Mary.
Após a morte de sua mãe e tia em 1688, Mary se mudou para Londres. Sua localização em Chelsea Astell significava que teve a sorte de se familiarizar com um círculo de obras literárias e influentes mulheres (incluindo Lady Mary Chudleigh, Elizabeth Thomas, Judith Drake, Elizabeth Elstob, e Lady Mary Wortley Montagu), que ajudou no desenvolvimento e na publicação de seu trabalho.
Ela esteve também em contato com o Arcebispo de Cantuária, William Sancroft, que era conhecido pelas suas obras de beneficência; Sancroft assistiu Astell financeiramente e ainda a apresentou à sua editora.
Astell morreu em 1731, poucos meses depois de uma mastectomia para remover um cancro da mama direita.
Em seus últimos dias, ela se recusou a ver seus conhecidos e ficou em uma sala pensando somente de Deus. Ela atualmente é lembrada por sua capacidade de debater livremente com tantos contemporâneos homens e mulheres, e particularmente o seu inovador método de negociação da posição da mulher na sociedade através do debate filosófico (Descartes foi uma influência especial), em vez de basear seus argumentos em provas históricas como já tinha sido tentada.
A teoria do dualismo de Descartes mente e corpo, permitiu Astell para promover a ideia de que tanto mulheres como homens foram abençoados com a razão e, posteriormente, eles não deveriam ser tratados tão mal.
.
Fonte Net

Nenhum comentário: