"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

6 de fevereiro de 2011

MULHERES NA FILOSOFIA-Antiguidade)(1807 – 1858)


Harriet Taylor (1807 – 1858) foi uma filósofa e defensora dos direitos das mulheres.
Membro original da Sociedade Kensigton, que produziu a primeira petição requerindo votos para as mulheres, Taylor também defendeu o direito das mulheres no sentido de serem autorizadas a tomar parte no governo local e após a aprovação da Education Act 1870, serviu como membro da London School Board.
Suas obras literárias existentes a respeito dessas causas são muito pequenas; ela é amplamente lembrada por sua influência ao lado de seu segundo marido, John Stuart Mill, um dos preeminentes pensadores do século 19.
Determinar as contribuições filosóficas de Harriet Taylor é um trabalho desafiador, pois sua estreita relação com Stuart Mill torna difícil dizer o quanto cada um assumiu o trabalho que produziram coletivamente.
Sabe-se, porém, que Harriet compôs poucas obras individuais que nem sempre eram trabalhos filosóficos: poemas, ensaios e resenhas bibliográficas faziam parte de sua área de escrita. Em resumo, Harriet apoiava a defesa de eliminar restrições sobre a participação política da mulher e a escolha de suas profissões; isso não promoveria apenas seus interesses e melhoraria apenas sua própria personalidade, mas também desenvolveria a sociedade integral, incluindo os homens.
O recente volume publicado The Complete Works of Harriet Taylor Mill traz alguns textos inéditos e fragmentados escritos por Harriet; entre os tópicos, destacam-se os direitos da mulher, a obrigação de obedecer às leis que se pensa serem injustas, o papel dos provérbios na educação moral do ser humano e tolerância.
Esses textos são em geral curtos.
Em 3 de novembro de 1858, Harriet morreu em Avinhão, após desenvolver congestão pulmonar grave, em consequência da tuberculose.
Por causa disso, sua filha Helen conclui a redação de The Subjection of Women, juntamente com Mill.
.
Fonte: Net

Nenhum comentário: