"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

17 de junho de 2008

INVENÇÕES FEMININAS (BIANCA CARBONE AMODEO)

Num mundo predominantemente masculino as mulheres estão conquistando cada vez mais seu espaço.
A imprensa sempre divulga as novas invenções, mas nunca é dado o devido espaço às mulheres inventoras. Por medo e insegurança muitas mulheres têm ótimas idéias, mas por causa do preconceito nada é feito. Além do mundo das invenções ser predominantemente masculinas, mudanças estão sendo feitas.
Seguem alguns exemplos das INVENTORAS que venceram todas as barreiras:WIRLA PONTES CASADO desenvolveu um novo tarifador de ligações telefônicas. Ele identifica chamadas locais, intermunicipais, interestaduais, ou a cobrar, através de um sistema que controla o tempo e o preço das ligações.
Parecido com o tarifador já conhecido, só que ele transmite no momento da ligação já todas as informações necessárias (tempo, valor da ligação e por pulso cobrado, etc).
Outro notável exemplo na ANI é OLIVIA MAÇANEIRO, que desenvolveu um inusitado aquário para peixes, inovando a área. Trata-se de uma construção em formato de "A", onde forma-se um canal para passagem de objetos, peixes, fluxo de água e líquidos, de forma natural, sem a necessidade de máquinas.
Já, MARLYN ZUKERMANN desenvolveu um lavador de mamadeiras elétrico que funciona através de baterias. Foi sozinha em sua casa que ela pegou uma escova e colocou na batedeira para tentar obter um melhor resultado ao lavar as mamadeiras de seus três filhos, e assim surgiu seu invento. Ela também exemplifica o medo que as mulheres têm de que não vá dar certo: apenas 26 anos depois ela decidiu patentear sua criação.
Outra novidade é o dispositivo para brincos que a MARLEI MOREIRA ROSA desenvolveu. Trata-se de uma espécie de adesivo que tem um design em forma de oito para ser colado na parte anterior e inferior da orelha, impedindo que haja irritações, inflamações, entre outros desconfortos que pessoas sensíveis a determinados tipos de materiais podem sofrer.
A Tapurina é uma proteção para rodas automotivas desenvolvida por IVONE LAJNER. Num meio tão machista como o automotivo, esta mulher teve a idéia, a atenção e o cuidado de perceber que a urina dos animais era prejudicial às partes internas e externas das rodas e projetou um simples acessório para que esse problema não acontecesse mais.
Elas não têm um perfil definido e vão desde a dona de casa, que precisa solucionar um problema do dia-a-dia, a empresárias bem sucedidas que tem simples idéias, as colocam em prática e conseguem bons resultados com isso. Essas mulheres desenvolvem novas invenções para melhorar o seu próprio cotidiano, e assim melhorando o cotidiano de todas as pessoas e são merecedoras do sucesso pela sua criatividade, empenho e contribuição para o avanço da humanidade. (Texto de Bianca Carbone Amodeo)

Nenhum comentário: