"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

27 de abril de 2008

POETISA SAFO

Safo, " a ardente Safo, que deve ter vivido entre 610 a 560 a.C., foi poetisa.
Escreveu 9 livros de poesias dos quais ainda restam alguns fragmentos. São dela expressões corriqueiras como "mais dourada do que ouro" e "amor, esse desagregador de membros". Ela foi a mais famosa habitante de Lesbos, incentivando o movimento poético e musical além das carreiras criativas de dúzias de mulheres famosas e de uma miríade de mulheres desconhecidas. Várias vezes ela foi banida para a Sicília ou teve de fugir de Lesbos possivelmente por questões políticas com sua família aristocrática se opondo aos que estavam no poder.
Devido à sua importância, ela foi cunhada em moedas datadas do século III d.C., novecentos anos depois de sua morte, e também teve seu retrato e seu nome gravados em vasos e bronzes, vindo a estar presente em grande parte da arte romana.
Ela perdeu o pai quando tinha seis anos e assistiui a um de seus três irmãos acabando com a fortuna herdada. Aos quarenta anos ficou viúva quando faleceu Cercolas, deixando-a com uma filha chamada Cleis. Provavelmente, conseguiu algum dinheiro compondo canções para casamento.

Papiro com poemas de Safo

Poema
Muito mais melodiosa

que uma lira,

e dourada que o ouro.
Muito mais branca que o leite

mais lisa que a água,

mais viva que as rosas

mais preciosa que o ouro


Fonte:Net

Nenhum comentário: