"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

15 de abril de 2008

RAINHA ESTER


Ester significa "estrela", mas a Ester que se fala aqui tinha seu verdadeiro nome como Myrt e vivia com seu tio Morty em Susa, na Pérsia, como exilados judeus em aproximadamente 460 a.C. até ser encontrada pelo rei Artaxerxes(ou Assuero) que ali governava.
Ela, virgem, foi preparada no ritual de purificação com mirra e outros óleos e acabou esposa do rei após sete anos. Assuero era de reconhecida beleza natural, orgulhoso, amoroso, impetuoso e licencioso. Por isto, depois de destituir a rainha Vasti, coroou Ester.
Ela arrumou um inimigo que era próximo do rei: Haman. Este conseguiu que fosse publicada uma ordem para que todos os judeus fossem mortos, o que acabou por preocupar o pai de Ester uma vez que Haman, intentando contra Ester, mandou que se fizesse uma forca não contando o quanto o rei a amava. Assim, um dia, Artaxerxes perguntou a Haman como poderia homenagear alguém, tendo recebido como resposta que seria com roupas bonitas, coroa e uma marcha triunfal. Prontamente, o rei mandou que Haman assim procedesse para com a rainha Ester e, feliz, ainda pediu que Ester declarasse um desejo.
Ela aproveitou, revelou a sua origem judia e acusou Haman de querer exterminar o seu povo. Ele acabou por morrer na própria forca que havia preparado, seguido de seus dez filhos, deixando que seu cargo fosse ocupado pelo pai da rainha Ester e sua propriedade ficou para ela.
O Livro de Ester é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia. Possui 10 capítulos (ou 16 segundo com os adicionais da Septuaginta reunidos no final). Conta a história da rainha Ester
O Livro de Ester está de pleno acordo com o restante das Escrituras e complementa os relatos de Esdras e de Neemias por contar o que aconteceu com o exilado povo de Deus na Pérsia.

Fonte: Net

Nenhum comentário: