"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

18 de abril de 2008

RAINHA BERENICE

Berenice é a forma macedónica

(Βερενίκη, Berenikē; "portadora da vitória") do nome grego Pherenike. Foi o nome de várias rainhas ptolomaicas na Cirenaica e no Egipto e de algumas princesas judias na Judeia.
Berenices judias:
Berenice, filha de Salomé;
Berenice, rainha da Palestina.
Berenices ptolemaicas:
Berenice I;
Berenice filha de Ptolemeu II Filadelfo;
Berenice II;
Berenice III ou Berenice Cleópatra;
Berenice IV.
Berenice, que vivia em Cirene, abaixo de Alexandria, depois de dois noivados reais, casou-se com o rei Ptolomeu III. O faraó, rapidamente, "reuniu" a colônia Cirene ao Egito e rebatizou uma das cidades da colônia com o nome da esposa.
Tiveram um filho que recebeu o nome de Ptolomeu IV.
Surpreendido com a morte do cunhado e, em seguida, com o assassinato da irmã e sobrinho na Síria, Ptolomeu III resolveu ficar por lá e, assim, Berenice II ficou governando o Egito durante 5 anos.
A esposa, na ausência do marido, cortou os cabelos, longos cachos dourados, e os deixou em um templo acreditando que, assim, o rei retornaria seguro. Ocorre que, quando ele voltou, e ela foi mostrar-lhe os cachos, eles haviam desaparecido de maneira que um mago da corte lhe disse que voaram para os céus, apontando para um grupo de estrelas, as quais chamou de "Coma Berenices" ou "Cabelos da Berenice". A rainha ficou viúva em 221 a.C. para, depois, ser assassinada por Ptolomeu IV, rei cruel e beberrão, juntamente com seus outros filhos.

Fonte: Net

Nenhum comentário: