"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

7 de agosto de 2008

OYA

Princesa real da cidade de Irá, em Nupe.
Viveu por volta de 1.450 antes de cristo.

OYA é a dona dos raios, dos ventos e dos mortos, controla o YGBALÈ ( casa dos mortos ). Esposa de seu primo, SÀNGÓ, foi a maior guerreira que existiu na África, sua fúria era incontrolável, não temendo nem a morte. ligada as florestas que ela domina com seu ORUKERÉ, que lhe foi presenteado por ÒSÓÒSÌ. É associada aos ancestrais masculinos que ela dirige e maneja. Esta relacionada ao vermelho e é representada pelo relâmpago.


Saudação: Epa Hey! Iya Mesan Orun! Contas: marrom terra, coral verdadeiro Flor: rosa-chá, rosa-caqui, flor de flamboyan Quizila: Carneiro, cabrito, melão, abóbora Toques: Ilú, Aguerê, Egô
Metais: cobre Animais sacrifício: cabra, galinha, conquém (vermelhos) Animais símbolo: borboleta, gato Roupa: Em tons de rosa Cores: vermelho caboclo (marrom terra), vermelho, rosa
Signo: Libra, Leão, Aquário, Sagitário Plexo: Cardíaco Odu: Osa, Irosun, Oworin Pedra: Ágata, rubi, coral, granada
Número: 9, 4, 11 Raiz nome próprio: Oya Data: 04 de dezembro (sincretismo)
Dia da semana: 4a. feira
Mit.greco-romana: Éolo (vento);
Juno Ferramentas: Iruexim, Espada, Ogê (chifre)
Perfume: Verbena, Violeta, Madeira
Planeta: Urano, Júpiter
Plantas: para-raio, espada de Iansã, erva-prata, bambu, flamboyan Fruta: romã, manga rosa, maracujá caiano
Domínio: fogo, vento, caminhos, eguns
Tarô: A Imperatriz Doença: distúrbios respiratórios

Origem do nome: Iya Mesan Orun - Senhora dos nove Oruns; Deusa do Rio Niger (que tem um delta com 9 braços); Iya mesan = Iansã Títulos: Alakokô; Opakokô; Senhora dos Raios e da Tempestade; Senhora da Tarde; Carregadora de Ebós; Senhora dos Espíritos. Adereços: Adê, couraça, escudo, tudo de cobre
Comidas: Acarajé, amalá de 14 quiabos, ekurú, romã, palmito em rodelas (fresco)
Atribuições: Orixá dos ventos, das tempestades e relâmpagos. Orixá dos Ancestrais masculinos (Eegun)
Partes do corpo: Rege o sistema nervoso e a circulação. Protege contra doenças cardíacas, derrame e infarto, e tensão nervosa.
Origem culto: Irê, onde morreu, transformando-se no Rio Oya (Niger)
Filiação: Iemanjá e Oxalá, Princesa de Irá, em 1450 aC, sobrinha neta do rei de Elempé, neta de Torossi, prima de Xangô.
Descendência:Mãe de Eegun
Casado com: Ogun, Oxossi, Xangô
Outros nomes: Bamburucema; Matamba; Cita Qualidades: Benika, Ceno,Bomin (B.T.Freitas); de Baale, Akaran Nomes próprios derivados: Oyabiyi, Oyadê, Oloya
Sincretismo católico: Brasil: Santa Bárbara -
Cuba: N.S. de La Candelária Filhos famosos: Helena de Tróia, Joana D'Arc, Santa Bárbara, Anita Garibaldi
Características: sexualidade, dinamismo, poder sobre a morte, continuidade das gerações
Arquétipo: Pessoa inconstante, alegre, sociável, temperamental. Aventureira, Atrevida, impulsiva. Diz o que quer, quando quer. Determinada, corajosa, ativa, forte, carismática. Personalidade forte, muito sensual. Atrai os homens. Charmosa, graciosa, decidida. Amiga e companheira fiel. Volúvel, apaixonada, líder, ousada, ciumenta, impetuosa, autoritária e temperamental. Não se submete; é livre como o vento, porém muito dedicada a quem ama. Extrovertida.
Diversos: Usa Ogê por causa de Oxossi. Suas oferendas devem ser entregues num bambuzal. Afinidades: mulher: homens de Ogun, Xangô, Oxumarê, Oxossi, Oxalá, Obaluaiê, Exu e Ibeji homem: mulheres de Oxalá, Ogun, Exu, Xangô, Oxossi e Oxumarê


Amor: mulher: Admirada, declara-se francamente quando quer alguém.
Dá um fora com a mesma franqueza. Possui beleza natural e é cheia de admiradores. Não é vaidosa, mas sabe vestir-se e comportar-se quando necessário. O homem para ela tem que ser inteligente, sóbrio, bom papo e místico. Excessivamente sensual, disposta a lutar com garra para manter um romance. Homem: Instável, volúvel, agitado, jamais se prende a uma pessoa só. Inconstante, quer tudo ao mesmo tempo. Aventureiro, gosta de dançar. Embora seja ativo sexualmente, precisa de uma parceira criativa.
História: Oyá foi uma princesa real em Irá no ano de 1450 aC. Sobrinha neta do rei de Elempé, neta de Torossi (mãe de Xangô) conquistou cOYA teve nove filhos, uns dizem que foi com ÒGÚN, outros que foi com SÀNGÓ , oito nasceram mudos e o último nasceu um ÉGÚN e graças aos sacrifícios recomendados por IFÀ, nasceu com o poder de falar com voz estranha e sobrenatural, chamada SEGI , que imita a voz do macaco africano chamado IJIMARÈ, macaco que é consagrado aos ÉRÉS.
1 - IMALEGÃ - Nasceu no primeiro dia do EBOYKÙ, arrancado do ventre de OYA pelas ÌYÁMI, e foi envolvido em abanos;

- 2 - IORUGÃ - Foi envolvido na palha seca e alimentado com talos de bananeira. Nasceu com avaidade de OYA e é o preferido;

- 3 - AKUGÃ - Nasceu no terceiro dia da tempestade e foi criado nas touceiras de bambu. É rebelde. Não se deve tocar o chão do bambuzal;

- 4 - URUGÃ - Alimenta-se das folhas da bananeira e esconde-se nas florestas. Faz buracos;

- 5 -OMORUGÃ - Alimenta-se do pó do bambu que está caído no chão. Vive no milharal e fica escondido nos bambuzais observando os seres humanos;

- 6 - DEMÓ - OYA cobriu-o de lama para saber os segredos de seus inimigos. Usa pele de búfalo para acompanhar ÒSÓÒSÌ;

- 7 - REIGÁ - Acompanha os mortos e ronda os cemitérios. Esconde-se nas grandes árvores dos cemitérios e ronda as sepulturas a procura de objetos perdidos ou esquecidos pelas pessoas;

- 8 - HEIGÁ - É violento e vive perseguindo o ORI do ser humano. Propicia desastres e desordens;

- 9 - EGUN EGUN - Filho de SÀNGÓ. OYA preparou-o para combater. Êle se apossa do ser humano, fazendo-o cometer desatinos.
Carrega um par de chifres que deu a seus filhos, dizendo-lhes que se precisassem dela batesse um no outro que ela viria de onde estivesse para acudi-los, também um instrumento de madeira com o rabo do búfalo que serve para afastar os ÉGÚNS , é o ORUKERÉ.
Recebeu de SÀNGÓ o título de YÀSÁN , que quer dizer , "a senhora das tardes ", pois chegava sempre as tardes , linda e esvoasante com sua roupa de fogo.
fonte diversas

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