"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

3 de maio de 2009

MARIA ESTER BUENO

Vencedora de sete torneios de Forest Hills, sete vezes campeã em Wimbledon, mais de 570 títulos conquistados. Com essas respeitáveis credenciais, a tenista Maria Ester Bueno foi considerada, em 2000, a maior tenista das Américas de todo o século 20.
Com seis anos de idade, começou a jogar tênis e aos onze disputou seu primeiro campeonato. Em 1954, Bueno tornou-se campeã brasileira. Em 1957, aos 18 anos, ganhou seu primeiro título internacional, o Orange Bowl, nos Estados Unidos. No ano seguinte, venceu, junto com Althea Gibson, o torneio de duplas femininas em Wimbledon. Um ano depois, foi campeã nos torneios de Wimbledon e de Forest Hills.
Campeã mundial, foi recebida no Brasil como heroína, cumprimentada pelo Presidente Juscelino Kubitschek e ovacionada pelo público em desfile em carro aberto. Em 1960, Bueno conquistou novamente o campeonato de tênis feminino em Forest Hills e, no mesmo ano, ganhou a dupla feminina com Darlene Hard.
Durante dez anos Maria Ester Bueno foi "top ten", isto é, esteve entre os dez maiores tenistas do mundo. Combinava um estilo duro de jogar com um carisma muito pessoal. No final da década de 1960, Maria Ester Bueno perdeu uma partida para Billie-Jean depois de jogar dez horas seguidas. Sofreu várias contusões.
Em 1974, após uma longa ausência, Bueno retornou às quadras e venceu o Open do Japão. Tinha 35 anos. Quatro anos depois, foi homenageada no International Tennis Hall of Fame, de Nova York. Maria Ester Bueno ainda é um dos nomes mais conhecidos do tênis em todo o mundo.
(fonte Net)

Nenhum comentário: