"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

30 de abril de 2009

SARAH BERNHARDT

Pseudônimo da atriz francesa Henriette-Rosine Bernard (22 ou 23/10/1844-26/3/1923). É conhecida como Divina Sarah e considerada uma das maiores atrizes da história do teatro. Nasce na cidade de Paris, filha ilegítima de um cortesão. Vive em pensões e conventos até os 16 anos, quando começa a freqüentar o conservatório - espécie de escola pública de teatro - graças à influência de um dos amantes de sua mãe.
Dois anos mais tarde, em 1862, entra para a Comédie Française e chama a atenção dos críticos por sua voz. Seu filho Maurice, com o príncipe de Ligne, nasce em 1863. Nos anos seguintes mantém casos amorosos com homens famosos, entre eles Victor Hugo, o ator Lou Tellegen e o príncipe de Gales, futuro Eduardo VII. A partir de 1866, atua na companhia de teatro Odéon, em que fica seis anos e se consolida como atriz.
Em 1879 inicia, em Londres, carreira internacional. Viaja com a companhia e se torna conhecida em turnês na Europa, nos Estados Unidos, no Canadá e também no Brasil, onde vem encenar a ópera Tosca em 1905. Durante uma cena da apresentação, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, pula de um parapeito do cenário e machuca gravemente o joelho direito.
O acidente causa a gangrena que se desenvolve em sua perna, e ela é obrigada a amputá-la em 1915. Mesmo assim continua atuando por mais alguns anos. Morre em Paris. (Fonte: Net)

Nenhum comentário: