"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

15 de abril de 2009

TONI MORRISON (CHLOE WOFFORD)

Pseudônimo da escritora norte-americana Chloe Wofford (18/2/1931-). Prêmio Nobel de Literatura de 1993, retrata em sua obra o ponto de vista e as experiências cotidianas das mulheres negras. Chloe Anthony Wofford nasce na cidade de Lorain, no estado de Ohio.
Filha de uma família pobre, passa privações nos primeiros anos de vida, em virtude da Grande Depressão. Estuda teatro na Universidade de Howard e letras na Universidade de Cornell, em Nova York. Depois de formada, faz carreira universitária como professora de inglês.
Ganha a vida como editora de livros de ficção a partir de 1965, até publicar seu primeiro trabalho, O Mais Azul dos Olhos, em 1970. O romance conta o drama de uma jovem negra obcecada pela beleza branca, que se martiriza por não ter olhos azuis. Escreve outros livros bem recebidos pela crítica e pelo público norte-americano, como Canção de Salomon (1977).
Em Tar Baby (1981) explora os conflitos de raça, classe e sexo em uma ilha do Caribe. Seis anos depois, ganha o Prêmio Pulitzer com Amada, baseado em uma história real. O livro é transformado no filme A Bem Amada, em 1998, com direção de Jonathan Demme e Oprah Winfrey e com Danny Glover no elenco. (fonte:Net)

Nenhum comentário: