"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

11 de março de 2010

SÊMELE (OU TIONE)

Sêmele (do frígio zemelô, "terra") ou Tione (do grego Thyiônê, "frenesi"), Estímula (Stimula) para os romanos, filha de Cadmo e de Harmonia na tradição tebana, foi amada por Zeus e concebeu Dionísio.
Ao ter conhecimento das relações amorosas de Sêmele com Zeus, Hera, protetora dos amores legítimos, resolveu eliminar a rival. Transformando-se na ama da princesa tebana, aconselhou-a a pedir ao amante que se lhe apresentasse em todo o seu esplendor.
Enganada pela astúcia de Hera e desejosa de responder aos gracejos das irmãs Ino e Agave, que não acreditavam que ela estivesse grávida de um deus, Sêmele pediu a Zeus que se apresentasse em sua majestade divina. O deus ponderou a Sêmele que semelhante pedido lhe seria funesto, já que um mortal não tem estrutura para suportar a epifania de uma divindade imortal. Mas, como havia jurado pelas águas do rio Estige jamais contrariar-lhe os desejos, Zeus mostrou-se com seus raios e trovões.
O palácio se incendiou e a infeliz princesa morreu carbonizada. O feto, o futuro Dioniso, foi salvo por um gesto dramático do pai, que o implantou na própria coxa. Ino e Agave, enciumadas com a predileção de Zeus, difundiram o boato de que Sêmele tivera uma aventura amorosa com um mortal qualquer e que Zeus a castigara pela pretensão de ter ficado grávida de um deus.
Dioniso, mais tarde, retornou a Tebas para punir tragicamente as caluniadoras, particularmente a Agave e seu filho Penteu.
Uma vez reconhecido como um dos imortais, Dioniso desceu ao Hades e de lá arrancou o eídolon de sua mãe. Ressuscitada, Sêmele escalou o Olimpo, onde recebeu o nome de Tione.
Uma variante lacônia do mito afirma que o nascimento de Dioniso foi normal, mas que Cadmo teria colocado mãe e filho num cofre, que foi lançado ao mar. As ondas arrastaram-no até as costas da Lacedemônia, onde Sêmele chegou morta. Dioniso foi recolhido e criado no Peloponeso.(Fonte: Net)

Nenhum comentário: