"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Florbela Espanca

7 de março de 2010

VERIDIANA DA SILVA PRADO


Veridiana era filha de Antonio da SIlva Prado, barão de Iguape, cafeicultor, comerciante de açucar e de tropas, um dos paulistanos mais ricos da época e de Maria Cândida de Moura. No ano de 1938, completando 13 anos, contraiu matrimônio com seu meio-tio Martinho da Silva Prado, quatorze anos mais velho que a esposa por imposição da família, tradicional e abastada.
Inconformista e incentivadora do desenvolvimento cultural, artístico e político, nasceu em 1825 em São Paulo.Viveu em fazenda da família até 1848, quando transferiu-se para a capital preocupada com uma boa educação para seus seis filhos. Chocou a sociedade da época quando resolveu separar-se e assumir a chefia da família.
Esteve diversas vezes em Paris e, em 1884, de volta a São Paulo, mudou-se para um palacete, que ficou conhecido como Chácara Dona Veridiana. A Chácara tornou-se ponto de encontro de intelectuais, artistas, políticos e cientistas, sediando reuniões sociais e culturais, impulsionando debates políticos e literários. Dona Veridiana chegou a ser ameaçada de morte por seu estilo insubmisso ao papel tradicional das mulheres.
FONTE: Net

Nenhum comentário: